Rentabilidade, terra e paixão pelo campo: o triângulo mágico da renovação geracional da agricultura
De:  Juan Javier Ríos - (EUROEFE) |
 
 
Em Espanha e por toda a União Europeia, mais de 90% dos  agricultores estão próximos da idade da reforma, o que significa que a questão da  renovação geracional representa um problema sério. Encontrar uma solução  depende da combinação de um triângulo mágico: acesso à terra, rentabilidade e  paixão pelo campo.
  Para tornar a agricultura novamente atraente para os jovens,  seria essencial combinar vários fatores, incluindo a herança das empresas  familiares, a simplificação do estabelecimento de uma empresa agrícola,  garantir preços justos e ajuda pública (entre eles, subsídios da Política  Agrícola Comum (PAC)), bem como uma grande paixão pelo setor primário, disseram  especialistas ao portal de notícias EFE Agro.
  Em 2015, de acordo com os resultados finais de uma pesquisa  realizada para a Comissão Europeia (entre mais de 2.000 agricultores com menos  de 40 anos), o acesso à terra era uma preocupação "considerável".
  É "muito difícil" para "alguém que não herda  (uma quinta, por exemplo) ou não possui elementos de produção para iniciar uma  atividade agrícola", sublinhou o diretor geral das Cooperativas  Agroalimentares de Espanha, Agustín Herrero,. A situação deteriorou-se  consideravelmente com a atual baixa rentabilidade.
Depois de se formar em Ciências Ambientais, o agricultor  Juan Escribano (35) voltou à sua cidade natal, Villanueva de Córdoba  (Andaluzia, no sul de Espanha), para assumir a gestão da quinta de criação de gado  da família e da empresa local de comercialização de presunto.
  "Iniciar esta atividade do zero foi muito complicado. Quando  ainda não se possuem os fundamentos, é quase impossível", disse à EFE  Agro.
  A  rentabilidade é essencial para avançar e o setor agrícola não é uma exceção a  essa regra universal da economia.
  O agricultor  Agustín Herrero enfatizou que a primeira medida e "talvez a mais  difícil" para garantir uma renovação geracional no setor agrícola é  atender às condições básicas que permitiriam aos agricultores viverem da  atividade no campo.
  "Ninguém  pensa em construir uma vida numa área com produção escassa, o que torna quase  impossível viver dela", reiterou.
O grande  desafio, diz Agustín Herrero, é garantir que a cadeia alimentar gere valor  suficiente e seja distribuída de maneira justa, além da existência de medidas  regulatórias nacionais e comunitárias importantes.
  "Sem  ajuda [financeira], [a agricultura] não é rentável", defendeu Pilar  Mateos, uma agricultora de Argamasilla de Alba (Ciudad Real, centro de  Espanha), acrescentando que muitos produtos agroalimentares “valem pouco”.
  Pilar Mateos  considerou que a ajuda financeira da PAC é essencial, porém, criticou os  "pequenos montantes" que esta ajuda da União Europeia (UE)  disponibiliza. "Não é suficiente", em muitos casos, para manter um  bom padrão de vida.
  A paixão pela  agricultura também é parte essencial do "círculo virtuoso", disse  Escribano.
  Escribano e  Mateos partilham a mesma paixão pela produção agrícola e agroalimentar. Para  ambos, o gado, as vinhas e as oliveiras são uma parte essencial do seu quotidiano.
  Graças à sua  devoção à agricultura, o peso árduo do trabalho diário torna-se mais leve:  “Gosto de estar no campo, é uma forma de conciliação entre trabalho e vida  familiar”, disse Escribano.
  "Costumo  levar os meus dois filhos comigo, para que eles possam ter contacto direto com  os animais", explicou.
  As  cooperativas são fundamentais quando se trata de facilitar o trabalho diário,  enfrentar dificuldades e conter as crises do mercado no setor agrícola.
As  cooperativas e associações de agricultores são um exemplo de união  profundamente enraizada no setor agrícola e ajudam a superar a falta de jovens  que afeta severamente o setor, segundo o diretor geral das Cooperativas  Agroalimentares.
  Pilar Mateos  está consciente de quão importante continua a ser o apoio da Federação de  Mulheres e Famílias da Área Rural (Amfar, em espanhol) ao setor. A Amfar, disse  à EFE Agro, orientou-a na implementação de programas agrícolas e forneceu  informações valiosas sobre ajuda financeira para o setor agrícola em Espanha.
  Juan  Escribano, que é chefe do setor pecuário da Feira Agroganadera do Vale dos  Pedroches, também reconhece a importância das cooperativas.
  A Feira  Agroganadera do Vale dos Pedroches é um consórcio espanhol de entidades  públicas e privadas. Todos os anos reúne esforços para destacar o valor do  setor primário para a economia local.
  O setor  agrícola da UE precisa dos jovens para garantir o seu futuro, que deve  basear-se numa produção de alimentos mais sustentável, saudável e segura.
  O desafio é  conseguir chegar a uma fórmula que combine de forma perfeita estes estímulos  que permitem o acesso à terra, a lucratividade e a paixão para fazer com que a  agricultura europeia se erga novamente.
( A versão em inglês deste artigo pode ser lida no portal de jornalismo Euractiv, em: Profitability land and passion for the countryside the magic triangle of agricultures generational renewal)
 
