Top

A Nossa História

A Agência Lusa de Informação, CIPRL foi constituída em cooperativa por escritura de 12 de Dezembro de 1986 a qual seria publicada na III Série do Diário da República n.º 48 de 26 de Fevereiro de 1987.

A Lusa iniciou a actividade em 1 de Janeiro de 1987 e, às zero horas desse mesmo dia, abriu o seu serviço noticioso distribuindo a todos os seus clientes o seguinte comunicado:

"Na sequência do processo de formação da Agência Lusa – Agência Lusa de Informação, CIPRL [Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada] – as agências ANOP e NP cessaram, a partir das 24 H de ontem, a difusão do seu serviço noticioso. A partir de hoje, cabe à Lusa a responsabilidade de elaborar e de distribuir um serviço noticioso nacional e internacional à rede geral de utentes da ANOP e da NP.”

Por escritura lavrada a 19 de Dezembro de 1997 a agência adoptou a denominação de Lusa – Agência de Notícias de Portugal S. A, tendo a mesma sido publicada em Diário de República – III Série, de 2 de Março de 1998.

Conheça os nossos Produtos e Serviços